Notícias

O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no Brasil em 25 de julho, foi instituído pela Lei nº 12.987, sancionada em 2 de junho de 2014. Essa data é dedicada a celebrar e reconhecer a resistência e a luta das mulheres negras brasileiras contra a opressão e pela igualdade de direitos.

Quem foi Tereza de Benguela?

Tereza de Benguela foi uma líder quilombola no século XVIII, no Quilombo do Quariterê, localizado na região que hoje é o estado do Mato Grosso. Após a morte de seu companheiro, Tereza assumiu a liderança do quilombo, coordenando a organização da comunidade, que resistiu bravamente à escravidão por cerca de duas décadas.

Sob sua liderança, o Quilombo do Quariterê prosperou, mantendo uma estrutura de defesa e um sistema político e administrativo bem organizados. Tereza de Benguela se destacou por sua habilidade em liderar e inspirar seu povo a resistir e a lutar pela liberdade e dignidade.

Importância do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A instituição desta celebração tem como alguns objetivos:

  • Homenagear a resistência de Tereza de Benguela e sua luta pela liberdade e igualdade.
  • Reconhecer as contribuições das mulheres negras na construção da sociedade brasileira.
  • Promover a visibilidade e o respeito à cultura, à história e às realizações das mulheres negras.
  • Encorajar a reflexão sobre as desigualdades e as discriminações que ainda afetam as mulheres negras no Brasil.

Celebração e Impacto

O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é um momento para celebrar a cultura e a história das mulheres negras brasileiras, bem como para reforçar a importância da luta contra o racismo, o sexismo e outras formas de opressão. É um dia para fortalecer a trajetória das mulheres negras e suas contribuições para a sociedade, com o intuito de promover a reflexão, a reparação histórica e a justiça social.

Foi realizada, no dia 21 de março, às 19h, através do Canal UP Ideias – Consórcio Manati, no Youtube, a Live Mulheres ArtesãsTecendo uma rede de empoderamento, com a participação de mulheres da APSA (Associação das Artesãs de Porto de Sauípe) e da sr.ª Ana Lisboa (artesã e produtora cultural – Mulheres de Fibra), mediada pelas consultoras da Up Ideias, Ingrid Oliveira e Sintia Cardoso.

O evento foi divulgado amplamente, entre os grupos de whatsapp das comunidades, através de convite, mensagens e áudios, possibilitando a conexão de todas as pessoas interessadas nessa rede.

A Live foi uma ação promovida pelo Programa de Comunicação Social do Projeto Manati, para todas as comunidades da área de influência do Empreendimento, com o intuito de criar uma rede de conhecimentos, experiências e trocas entre essas mulheres.

As convidadas compartilharam um pouco de suas histórias, suas vivências, suas dificuldades e também sua trajetória, além da importância do associativismo que fortalece e cria uma verdadeira rede de empoderamento.

Elas ainda apresentaram a sua experiência na criação de Bio Jóias, artesanato em palha de piaçava visando a comercialização para grandes empresas, a exemplo da Natura e de lojas no Complexo Hoteleiro de Costa de Sauípe (Litoral Norte-BA).

Durante as falas ao vivo, foi possível constatar a alegria e o encorajamento das mulheres presentes, e das manifestações no chat do canal e por mensagens no whatsapp, como relatou a comunitária Roseane, do Quilombo de Monte Recôncavo, no município de São Francisco do Conde: “Belíssimas experiências, muito enriquecedor!” e a sr.ª Marilene, também do Quilombo: “Mulheres fortes, o resultado é esse, construção maravilhosa”.

Para quem não pôde conferir a Live ao vivo, ainda é possível assistir através do Canal UP Ideias – Consórcio Manati, no Youtube. Não perca essa oportunidade e venha fazer parte dessa Rede de Empoderamento.